LEI CAIADO CRIA O BAIXO IPANEMA

Foi publicada nesta semana a nova Lei Municipal, apelidada de Lei Caiado, que cria o Baixo Ipanema.

Tendo como autoras as vereadoras Laura Carneiro e Rosa Fernandes, também parceiras da AMAI – Associação dos Moradores e Amigos de Ipanema e do Polo + Ipanema/Polo Gastronômico de Ipanema, a Lei está sendo apelidada de LEI CAIADO devido aos entendimentos entre a AMAI e o Presidente da Câmara Municipal, com o objetivo de valorizar e fomentar o comércio, especialmente os bares e restaurantes do Polo Gastronômico. Recentemente, em união com a AMAI, o Polo adotou oficialmente a Praça Gal Osório, que também passou por revitalização com o apoio de patrocinadores buscados pelo Presidente Carlos Monjardim (AMAI / SPCRIO.COM).

Tiago Moura polo + Ipanema e Carlos Monjardim - Pres. da AMAI e da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro

Com a adoção conjunta da Praça Gal Osório pela AMAI, Polo Gastronômico e SPCRIO.COM, foi estabelecida uma relação inédita em muitos bairros, de harmonia e interação entre comerciantes e moradores, buscando alinhar interesses comuns em prol da melhoria da qualidade de vida em Ipanema.

Da mesma forma, as entidades, atualmente em conjunto, buscam regular e tratar conflitos entre seus associados relacionados ao cumprimento das legislações e atendimento aos clientes e moradores, sempre buscando a harmonia.

Com a nova LEI CAIADO e a criação do BAIXO IPANEMA, fortalece-se o projeto de fomento ao comércio local, atividades culturais e economia criativa, onde o POLO, em parceria com a AMAI, está preparando um projeto de reurbanização e requalificação futura da Praça, com um calendário anual de eventos, afirma o Presidente do Polo Gastronômico de Ipanema, empresário Tiago Moura.

O Presidente Carlos Monjardim (AMAI e SPCRIO.COM) também comemora: “Vamos resgatar Ipanema e sua época de glamour, capital do charme, beleza e uma das melhores gastronomias da cidade. Não está fora de nosso radar somar esforços com as Vereadoras Rosa Fernandes e a Deputada Federal Laura Carneiro para melhorar nossa Feira Hippie de Ipanema, com novas barracas, criação da Associação dos Artesãos da Feira, trazendo de volta os expositores artesãos originais e reconhecendo os antigos que trabalham com liminares. Ao melhorar a Praça, também vamos voltar nossa atenção para a Feira Hippie, cuja melhoria das barracas já está incluída nos projetos que estamos elaborando para a Praça, dentro das legislações de incentivos fiscais.”

Os Presidentes do Polo e da AMAI ressaltam que tudo isso vem sendo construído com o apoio fundamental do carismático e atuante Subprefeito Flavio Valle e do Prefeito Eduardo Paes.

LEI Nº 7.857, DE 27 DE ABRIL DE 2023.

Altera dispositivo da Lei nº 7.498, de 2022, e reconhece como Baixo Ipanema o entorno da Praça General Osório. Autores: Carlo Caiado, Laura Carneiro e Rosa Fernandes.

Art. 1º O inciso VIII, do § 2º, do art. 3º da Lei nº 7.498, de 25 de agosto de 2022, é alterado e passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 3º (…)

§ 2º (…)

VIII – Polo Mais Ipanema – Gastronomia, Turismo, Cultura e Lazer, compreendendo o polígono formado pelos logradouros com início na Rua Barão da Torre, esquina com a Rua Vinícius de Moraes, seguindo por aquela até a Rua Jangadeiros, por esta até a Avenida Visconde de Pirajá, por esta até a Rua Gomes Carneiro, por esta até a Rua Bulhões de Carvalho, por esta até a Rua Francisco Otaviano, por esta até a Rua Francisco Bhering, por esta até a Avenida Vieira Souto, por esta até a Rua Vinícius de Moraes, retornando ao ponto de partida e reconhecendo como Baixo Ipanema os trechos das ruas no entorno da Praça General Osório.” (NR)

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Câmara Municipal do Rio de Janeiro, 27 de abril de 2023.

Vereador CARLO CAIADO

Presidente